ILAC retoma Programa de Qualidade para Chapas Acrílicas

Empresas com chapas aprovadas poderão utilizar Selo de Qualidade ILAC como diferencial de mercado

O ILAC (Instituto Latino-Americano do Acrílico) está retomando seu programa de qualidade para chapas acrílicas. O programa é baseado em uma série de testes que seguem as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e garante às empresas associadas aprovadas o direito ao uso do Selo de Qualidade ILAC. As normas em vigor são a NBR-ISO 7823-1, para chapas cast ou fundidas, e a NBR-ISO 7823-2, para chapas extrusadas. Segundo Marina Vitoruzzo, presidente da entidade a chapa acrílica é um material amplamente utilizado em diversos setores, incluindo construção civil, comunicação visual e mobiliário, entre outras. Assim, garantir a qualidade deste material é de suma importância para atestar a segurança, durabilidade e desempenho dos produtos fabricados com ele: “Estamos muito entusiasmados em retomar nosso programa de qualidade para chapas acrílicas. O mercado está em constante evolução, e é essencial que as empresas se destaquem pela qualidade de seus produtos. O Selo de Qualidade ILAC não apenas ajuda as empresas a se diferenciarem, mas também fornece aos consumidores a garantia de que estão adquirindo produtos confiáveis e que, ao manuseá-los, eles apresentarão o desempenho esperado e a qualidade exigida”, ressalta.

Segundo João Orlando Vian, consultor-executivo do ILAC, a decisão de retomar o programa reflete o compromisso contínuo do ILAC em promover elevado padrão de qualidade na indústria de chapas acrílicas. Vian explica ainda que o Selo de Qualidade do Instituto repassa à empresa que o ostenta o respaldo e a aprovação que o mercado tem pelo Instituto. Lembrando que o ILAC promove visibilidade e divulgação inclusive entre os clientes finais que buscam informações sobre o acrílico no site do instituto: “O Selo representa não apenas a conformidade com normas técnicas, mas também o compromisso das empresas com a qualidade e com a consistência da entrega, o que faz dele um diferencial desejável em um mercado tão competitivo como o de chapas acrílicas”.

Para poder ostentar o Selo de Qualidade ILAC, os produtores e distribuidores de chapas acrílicas associados ao Instituto precisarão testar suas chapas anualmente. Os testes serão feitos no CCDM (Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais da UFSCar), da Universidade Federal de São Carlos, no interior de SP.

Para que os testes sejam feitos é preciso que a empresa interessada envie um uma amostra de chapa cristal transparente com medidas de 1 por 2 metros. A espessura exigida para os testes é de 4,0 mm. No total, oito critérios são avaliados – resistência à tração, alongamento à ruptura, módulo de tração, resistência à flexão, temperatura de amolecimento, resistência à flexão, espessura e aparência.

Os interessados em obter mais informações sobre o programa devem entrar em contato com o ILAC através do e-mail [email protected] ou telefone (11) 3171.0423.

Comentários

Veja mais posts desta categoria