Um rápido exame em alguns números da indústria náutica no Brasil revela seu vigor: de acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), sediada no Rio de Janeiro, a capitania dos portos, registra a existência de mais de 200 mil barcos de recreio e de lazer no país. Muitas embarcações construídas no Brasil ainda tem como destino a exportação para portos Europeus.

Esses dados demonstram que a náutica de lazer e recreio brasileira é um segmento ao qual as empresas de acrílico deveriam dedicar maior atenção, pois há vários componentes das embarcações onde o material pode ser aplicado. Pára-brisas moldados, portas de separação de ambientes, janelas, espelhos, box de banheiro e peças de mobiliário são alguns desses exemplos. Alguns fabricantes já fazem uso do acrílico mas, como se trata de um segmento pulverizado, o potencial para a sua aplicação não deve ser desprezado.
A total transparência, o fato de ser inodoro, de fácil manuseio e corte e, principalmente, a resistência aos raios ultravioletas são fatores que levaram a Flexboat Construção Náutica a adotar o acrílico nos pára-brisas que são fixados no console de suas embarcações. Em alguns projetos o acrílico também é empregado como tampa de luminária. Localizada em Atibaia, a Flexboat, que foi fundada em 1990, fabrica barcos infláveis.
Tecnologia e precisão
O acrílico através de novas tecnologias empregadas no processamento das chapas vem aumentando a precisão e qualidade das peças usadas na indústria náutica, beneficiando o segmento de transformação. Este desenvolvimento tecnológico reduz a importação de peças assim como ajustes manuais e imprecisos nas embarcações, de acordo com Ralf Sebold, diretor da Acrílicos Santa Clara de Santa Catarina e que atende empresas do setor de forma especializada: “Além de todas as vantagens intrínsecas ao acrílico, como alta resistência as intempéries, versatilidade e custo benefício, é possivel agregar a alta precisão à peças tridimensionais ao processá-las com a usinagem de 5 eixos. Esse equipamento permite criar peças moldadas, como para-brisas com repetibilidade dimensional em qualquer formato: geométrico tridimensional”.
Estilo em Alto Mar

Uma das mais renomadas arquitetas de decoração náutica, Tânia Ortega, consagrou-se num mercado de alto luxo e de clientes muito exigentes. Ela é especialista em personalizar essas máquinas requintadíssimas, e em muitos de seus projetos empregou o acrílico para dar mais leveza e luminosidade aos ambientes náuticos. “Sempre utilizei o acrílico em detalhes, e como os resultados sendo cada vez mais positivos a demanda por uma decoração mais leve aumentou”, comenta.
A arquiteta atua há mais de 15 anos neste seguimento e está a frente da líder mundial em decoração e personalização náutica a Ferreti Spirit, e nos explica que o acrílico se encaixa tão bem neste mercado pois o cliente não tem interesse em produtos de decoração fabricados em série. Uma das empresas que mais se adequaram as necessidades de Tânia e seus projetos foi a Diagonale, uma empresa associada ao Indac, pronta para receber projetos de designers exigentes para decoração em acrílico e que conta com uma vasta experiência no setor. “Este é um mercado muito promissor e ainda pouco explorado. Há muito espeço para o acrílico na decoração náutica, tanto pela sua beleza, luminosidade como também segurança” afirma Maurício Lara, arquiteto da Diagonale.
De uma placa de acrílico transparente medindo 1.20 metro por 1.70 metro com 1mm ou 2mm de espessura.
Olá amigo.
Acesse o guia do acrílico e encontre os melhores distribuidores de Chapas Acrílicas:
https://indac.org.br/?s=chapas&post_type=guia-do-acrilico
Obrigado