O acrílico permite uma arquitetura mais leve e ousada

Prestes a completar 20 anos, o museu austríaco Kunsthaus Graz, com suas mais de 1200 placas de acrílico, é prova de que a construção feita com o material não apenas resiste ao tempo, como é esteticamente atemporal

Inaugurado em 2003, na cidade de Graz, segunda maior cidade da Áustria, o museu de arte contemporânea Kunsthaus Graz é ainda hoje um marco para a arquitetura mundial. Com uma estrutura composta em maior parte por metal e 1288 chapas de acrílico, a fachada do museu é, na verdade, um painel gigantesco, que ajuda a captar energia solar e, graças as fontes de luz instaladas sob sua superfície, ainda consegue refletir imagens ao público. Segundo João Orlando Vian, consultor executivo do ILAC – Instituto Latino-Americano do Acrílico, essa é, sem dúvida, uma representação ímpar de tudo o que o acrílico é capaz de oferecer ao setor de arquitetura e construção: “O acrílico é um material fantástico. Altamente seguro e durável, ele ainda consegue se destacar em relação a outros materiais pela sua alta capacidade de adaptação, já que permite trabalhos de moldagem e de montagem que ultrapassam a de outros materiais”.

E é justamente no que diz respeito a moldagem que o Kunsthaus Graz chama mais a atenção. A inovação proposta pelo local está, em boa parte, nas linhas orgânicas da obra dos arquitetos Sir Peter Cook e Colin Fournier. No prédio, as paredes se misturam ao teto e tudo se transforma em uma fachada única, quase como no formato de um órgão humano. Na época do lançamento, muitos associaram sua forma a de uma espécie alienígena. O local ficou conhecido como o “alienígena amigável”.

A leveza do acrílico semitransparente usado na obra ainda ajuda a integrar de forma mais coesa as curvas do museu e toda sua contemporaneidade com as linhas e ângulos retos das casas e prédios da cidade medieval. Fazendo com que o haja, apesar do contraste, uma harmonização do tempo. “O acrílico é o único material capaz de ofertar tantas possibilidades de cores e diferentes graus de transparência aos projetos. Além disso, é um material que oferece diferentes texturas e padrões de opacidade”, explica Vian. Segundo ele, vale ressaltar ainda que, diferentemente de outros plásticos, as chapas de acrílico possuem proteção contra os raios-ultravioletas do sol e que, por isso, não amarelam nem desbotam com o tempo”.

No seu interior, o Kunsthaus Graz abriga obras da arte contemporânea. Para quem quiser saber mais sobre as exposições: https://www.museum-joanneum.at/en/kunsthaus-graz.

Comentários

Veja mais posts desta categoria