ILAC quer estimular empresas do setor de acrílico a reduzirem suas pegadas de carbono

Trabalho de conscientização promovido pelo Instituto junto a seus associados tem como objetivo preparar empresas do setor para exigências ambientais que serão mandatórias nos próximos anos

Em meio a uma crescente preocupação global com as mudanças climáticas e o impacto ambiental, o ILAC (Instituto Latino-Americano do Acrílico) quer conscientizar e preparar as empresas associadas para enfrentarem as futuras exigências ambientais. Para isso, o Instituto irá usar todos os seus canais de comunicação para informar os empresários do setor sobre o tema, além de estimulá-los a fazerem escolhas que reduzam a pegada de carbono deixada por seus negócios.

O acrílico é um material extremamente versátil e utilizado em diversas indústrias, desde a construção até a fabricação de produtos de consumo. No entanto, a produção e o uso desse material, como de todos os outros produtos disponíveis em nossa sociedade, têm um impacto significativo nas emissões de carbono e no aquecimento global. Assim, o ILAC percebe a importância de agir proativamente para preparar as empresas do setor para enfrentarem os desafios ambientais iminentes, destaca a presidente da entidade, Marina Vitoruzzo. Ainda segundo Marina, acordos internacionais, como o Acordo de Paris, do qual o Brasil é signatário, buscam envolver países em esforços conjuntos para limitar o aumento da temperatura global em até 1,5°C até 2030. E essa é uma tendência que não para, diz ela. “Muitos países, empresas e organizações estão estabelecendo metas de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Isso significa que suas emissões líquidas de carbono serão reduzidas a zero até esse ano, ou que qualquer emissão restante será compensada por ações de remoção de carbono, como o reflorestamento ou captura de carbono”.

Embora pareça uma discussão futurística, explica a presidente do ILAC, para cumprirem tais metas as empresas precisam começar esse trabalho de rastreamento de carbono dos seus negócios já. Por isso, uma das principais estratégias do ILAC é promover a conscientização sobre a pegada de carbono associada a todas as fases do processo produtivo do acrílico, inclusive de sua transformação em produto acabado, até que ele chegue ao cliente final.

Segundo Marina, esse trabalho de conscientização entre os associados do Instituto deve orientar na produção do material informativo produzido pelo ILAC para seus associados. Nesse material a entidade deve levar aos associados informações sobre as melhores práticas para reduzir suas emissões de carbono, adotar tecnologias mais limpas e desenvolver produtos mais sustentáveis.

Além disso, o Instituto deve encorajar a colaboração entre as empresas associadas, incentivando a troca de ideias e a cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco em inovação sustentável. Acredita-se que, ao trabalhar em conjunto, as empresas podem encontrar soluções mais eficientes e compartilhar recursos para alcançar objetivos comuns de redução da pegada de carbono, acredita Marina.

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