Coleção Brasiliana Itaú: O acrílico dando o destaque merecido à nossa história

Esta é uma exposição de arte produzida no Brasil ou sobre o Brasil, por artistas brasileiros ou estrangeiros, inspirados pelos temas do nosso país.

Um espaço intimamente ligado à história nacional, que segue o desenrolar de cinco séculos. A cronologia é importante, mas são as imagens que predominam, sejam elas impressas, desenhadas, gravadas, aquareladas ou pintadas a óleo. O papel é o principal suporte das obras, mas convive com telas, esculturas e objetos de natureza diversa, entre os quais se destacam as moedas que circularam no país.

brasilianas2

Não é, no entanto, uma mostra de história, apesar de ela ser evocada por toda parte. É a exposição das imagens e dos objetos deixados por muitos dos maiores protagonistas da arte no Brasil desde o descobrimento.

Tamanha importância destas imagens que só poderiam ser expostas em displays, molduras e suportes de acrílico cristal. O rigor das dobras e colagens das chapas acrílicas seguem a perfeição das obras expostas, valorizando a história brasileira e ligando o passado ao presente através do mais nobre dos materiais.

Já na entrada da coleção as quase 400 gravuras de plantas e animais estão expostas em molduras de acrílico transparente, com espessura de 4,0 mm, revelando a história, sem ofuscar o olhar e a observação dos visitantes.

brasilianas3

Os livros de arte do século XIIIV estão perfeitamente apoiados por suportes de acrílico de 6,0 mm, deixando as obras em perfeitas condições para serem apreciadas pelos visitantes.

A coleção permanente ocupa dois andares do Itaú Cultural, em São Paulo, SP, em um total de 514 metros quadrados. A exposição reúne obras de duas coleções específicas do maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina: Brasiliana Itaú e Itaú Numismática.

Parte das duas coleções está intercalada no espaço, de acordo com o período histórico. São nove módulos, cada um com um tema, reunindo 1.364 obras.

Da Brasiliana Itaú o público poderá ver 969 itens, entre pinturas, tridimensionais, desenhos, aquarelas e têmperas, gravuras, mapas, manuscritos de literatura, documentos, periódicos, livros e caricaturas.

destaque-brasilians

Detalhes

Espaço Olavo Setubal – terça a sexta 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Pisos 4 e 5 (São Paulo / SP)

Ficha técnica (clique para acessar)

Comentários

Veja mais posts desta categoria