Adegas em acrílico colocam o vinho em foco

Adegas em acrílico se tornam sofisticados displays de produtos para restaurantes que têm feito do vinho parte importante do seu menu; material permite que casas e apartamentos também ganhem versões mais leves

Conheça as Adegas dos Restaurantes Loup e Jangada no vídeo:

Nada como um bom prato acompanhado de um bom vinho, dizem os amantes da boa culinária. Mas os donos de restaurantes sabem que pra manter o público satisfeito, além de um bom menu e uma boa carta de vinho é preciso ainda oferecer ao cliente um ambiente que ajude a compor esse momento de tanto prazer. É aí que entra a importância da decoração e, junto com ela, a capacidade de dar ainda mais atenção aos produtos que a casa oferece. Daniel Sahagoff, proprietário do Loup Restaurante que abriu as portas há quatro anos na capital paulistana, conhece bem o ramo e foi categórico ao dizer ao seu marceneiro de confiança que queria uma adega que chamasse a atenção dos clientes: “Eu já tinha a experiência do Cantaloup, restaurante que há mais de 20 anos funciona em SP, e quis trazer pra cá algo que não tinha em outro lugar. Eu queria que meus clientes tivessem a impressão de que as garrafas flutuassem, sem suporte, e que se replicassem“, explica.

adegas em acrílico
Adega no Loup Restaurante

Foi então que o marceneiro de Daniel, Tsutomu Taniguchi, da Marcenaria Taniguchi, propôs a ele o uso do acrílico. Da proposta à finalização, alguns protótipos foram elaborados. Primeiro um em escala bastante reduzida e, depois, outros com as peças de apoio e angulação das garrafas. “O acrílico é um material perfeito para o trabalho com adegas. Bastante fácil de manipular e, acima de tudo, translúcido e resistente“, diz Taniguchi.

Adega no Loup Restaurante

Mas não foi apenas pela transparência e resistência que o acrílico tornou possível a realização deste projeto. Sua alta capacidade de condução da luz também foi um ponto crucial na escolha da matéria-prima. Isso porque a adega “acende” em inúmeros pontos devido à iluminação com LED, além de espelhos, que ajudam a propagar a luz e replicam a imagem das garrafas, dando à adega uma profundidade maior do que ela realmente tem.

Adega no Loup Restaurante

Satisfeito e orgulhoso de sua adega, Daniel comenta: “acho que conseguimos atingir o objetivo principal que era de chamar à atenção. Todo mundo que vem aqui, primeira coisa que faz, é olhar para a adega“.

Empreendedor incansável, Daniel diz agora que o foco está no lançamento de mais um restaurante. Um lugar que vai juntar, em uma casa de três andares, três cardápios diversos. Entre eles, uma espécie de elevador panorâmico, que vai colocar os pratos em destaque e, outra adega em acrílico.

Adega do Restaurante Jangada em Piracicaba

Mas as novidades não ficam só na capital paulista. Em Piracicaba, o Restaurante Jangada, montou uma adega que também continua chamando à atenção dos clientes e admiradores de um bom vinho. “Nossa ideia era de inovar, além de mostrar aos clientes os rótulos servidos pela casa, já que muitas pessoas pedem para ver a adega”, explica Denise Nogueira. Ela também conta que outro ponto importante é que a adega ajudou a deixar o nosso ambiente ainda mais sofisticado e agradável”.

Adega do Restaurante Jangada

Por lá, o projeto também é assinado por Tsutomu Taniguchi, mas desta vez em parceria com a Artcryl, empresa transformadora de acrílico. Apesar dos muitos trabalhos desenvolvidos em parceria, essa foi a primeira vez que ambas as empresas fizeram uma adega. “Já tinha visto em uma viagem ao exterior uma adega na qual as garrafas pareciam flutuar sobre as prateleiras de acrílico. Quando Taniguchi nos passou o briefing desse projeto, mostramos as imagens que tínhamos a ele, que na hora aderiu a ideia“, conta Taísa de Almeida, da Artcryl.

Adega do Restaurante Jangada

Construída com chapas de acrílico Castcril, de 12 e 20 mm de espessura, a adega abriga aproximadamente 600 garrafas, que devido a transparência e iluminação especial, feita em LED e orientada por um Sommelier, ficam ainda mais atraentes ao público.

Taniguchi reforça que a combinação do plástico nobre com os móveis em madeira, nos dois projetos, tanto do Loup como do Jangada, ajuda à compor um visual estético um tanto requintado.

Adega em Acrílico
Adega do Restaurante Jangada

Para aqueles que ainda ficam inseguros quanto ao uso e durabilidade do acrílico, Tiago Oliveira, representante da Castcril, explica que o acrílico é um material muito versátil possuí 92% de transparência independente da sua espessura. No projeto de Piracicaba, por exemplo, foram usadas chapas de 20 mm. “Isso faz com que a adega suporte o peso de todos os garrafas de forma segura. Além disso, é um material de fácil processamento que pode ser trabalhado no corte, polimento, moldagem, não sofre ação de agentes externos – por exemplo, à baixa ou alta temperatura. Assim, não dilata, não resseca e não amarela”, afirma. Não por menos a empresa oferece 10 anos de garantia contra amarelamento de suas chapas.

Residências e estabelecimentos de menor porte 

Felizmente a sofisticação e leveza do acrílico não estão à disposição apenas de grandes restaurantes ou estabelecimentos comerciais. Donos de residências e escritórios, além de restaurantes de pequeno porte, também podem oferecer aos seus convidados ou clientes a visão de uma adega atraente. Projetos feitos pela Diagonale em parceria com designers e arquitetos mostram o poder estético e a versatilidade deste plástico fantástico.

Comentários

Veja mais posts desta categoria