Adega em Acrílico no estilo Cave une tradição e modernidade em São Paulo

Adega em Acrílico

O material, utilizado para sustentar e expor os vinhos disponíveis na adega, é combinado à parede de pedras naturais e outros móveis e detalhes que, juntos, transmitem ao cliente a experiência de estar numa autêntica “cave à vin” 

Veja o vídeo desta incrível Adega em Acrílico


Acaba de ser inaugurada em armazém de secos e molhados, na Zona Sul de São Paulo, uma adega de acrílico que reúne 1500 rótulos, entre vinhos nacionais e importados. O projeto é da arquiteta Lilian Tedesco, do escritório Cossu + Tedesco Architetti, com sedes em Moema, SP, e também na Itália. “Esse projeto foi concebido com a finalidade de proporcionar ao cliente uma experiência multissensorial. A ideia é que ele possa sentir toda a atmosfera de uma autêntica cave à vin, explica Tedesco. No entanto, ressalta a arquiteta, essa sensação seria filtrada por um prisma mais moderno. E é aí que o acrílico entra em cena. “A escolha do acrílico como elemento principal presente nos expositores teve como objetivo propiciar ao máximo a visualização das garrafas e seus rótulos, dando idéia de clareza, leveza e contemporaneidade”, explica Tedesco.

Adega em Acrílico

Para que a experiência de cave fosse transmitida ao cliente, a adega ganhou paredes revestidas em pedra natural e suas cores e texturas são reforçadas pela instalação de uma iluminação difusa e cenográfica. Assim, a parede funciona como um pano de fundo para a exposição das garrafas que ficam ligeiramente inclinadas e expostas, umas penduradas horizontalmente e outras verticalmente, como se estivessem flutuando, sem interferências visuais. Esse efeito, claro, graças ao uso dos expositores transparentes de acrílico. “O projeto visou organizar a exposição das garrafas otimizando o espaço, levando em conta o número de rótulos a serem expostos, e a capacidade de armazenamento em seus expositores, criando uma linguagem racional e criteriosa de apresentação dos vinhos”, diz Tedesco.

Adega em Acrílico

Construída em forma de “U”, a adega acolhe e convida o cliente à descoberta do ambiente, que conta ainda com outros elementos, como uma cristaleira, nichos variados e cortina de rolhas. Em um espaço mais privativo é possível também degustar e negociar a compra de vinhos. Este espaço, aliás, é separado do percurso por um painel de acrílico, que também tem a função de expositor de garrafas.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *