A Produção do Acrílico

Acrílico = poli(metacrilato de metila)

O acrílico é um polímero (Poli > Muitos e Mero > Unidade), pois é constituído de grandes moléculas formadas por muitas unidades químicas (mero) que se repetem. Pertence a família dos termoplásticos devido à possibilidade de conformá-lo com a aplicação de calor ou solvente.

Produção do Acrílico - Chapas Acrílicas Cast
Metacrilato de Metila usado na produção de Chapas Acrílicas da Unigel

Polimerização do Monômero

O metacrilato de metila pode ser facilmente polimerizado pelas técnicas de polimerização em massa, solução, suspensão e emulsão.

grafico02

Comercialmente, a técnica mais empregada é a de polimerização em massa, pois possibilita a obtenção direta do produto desejado. Um exemplo típico da utilização desta técnica seria a fabricação das chapas fundidas ou “cast”.

grafico03

Castcril Chapas Acrílicas

Produção de Chapas pelo Processo de Fundição ou “Cast”

O xarope acrílico é vazado entre duas placas de vidro e polimerizado em autoclaves, tanques de água quente ou estufas. Em autoclaves, a polimerização se dá a uma temperatura de 90 ºC, com pressão de 5 Kgf /cm2, enquanto que nos tanques e estufas a temperatura atinge 70 ºC à pressão atmosférica.

grafico04
Produção do Acrílico – Chapas Acrílicas Cast

A obtenção de chapas Fundidas ou “Cast” se faz pelo processo de batelada, utilizando lâminas de vidro de alta qualidade superficial como moldes. A polimerização inicia-se com uso de catalisadores e ação da temperatura e é feita dentro de autoclaves, estufas ou banhos de água quente.

Assim se obtém chapas com alta transparência, grande resistência mecânica, mínimas tensões térmicas e distorções ópticas.

Veja no vídeo abaixo as fases de produção de Chapas Acrílicas Cast

Produção de Chapas pelo Processo de Extrusão

grafico06
Produção do Acrílico – Chapas Acrílicas Cast

Para a obtenção das chapas utiliza-se a resina acrílica na forma de pó ou no formato de grânulos, que passa por uma extrusora seguida de calandragem em processo contínuo. Possui excelente regularidade de espessura com variações inferiores a +/ – 5%, consegue-se chapas com comprimento de até 6 metros, ou maiores se desejado. Seu custo é inferior ao das chapas Fundidas devido a alta produtividade.

grafico05
Produção do Acrílico – Chapas Acrílicas Cast

Comentários

Veja mais posts desta categoria