As Cadeiras em Acrílico esbanjam estilo para todos os gostos

As cadeiras de acrílico andam em alta quando falamos em decoração, além de deixar o ambiente mais leve dão um toque atual e divertido ao seu ambiente.

 Para os que desejam dar um ar descolado a espaços sérios e trazer leveza à decoração. Para quem almeja um objeto de design durável, os que gostam de ousar e, ainda, para quem não abre mão de peças clássicas. Ao unir a beleza e as características únicas do acrílico à criatividade de excelentes profissionais é possível expandir a oferta de cadeiras sofisticadas e de bom gosto, que atendem aos mais diferentes perfis de consumidor.

Cadeira Além da Forma e cadeira vermelha

Já se quiser um ambiente mais limpo uma mesa de vidro com as cadeiras em acrílico transparente faz parecer que o ambiente é maior. Um produto que alia resistência, beleza e durabilidade. Esta parece ser a melhor definição para o acrílico, um produto versátil que tem diversas utilizações em móveis.

O acrílico dá vida às cadeiras, bancos e poltronas com sua infinidade de cores, níveis de transparências e objetos inseridos no interior, compondo ambientes modernos, bonitos e sofisticados para casa ou para o escritório. O material oferece principalmente segurança aos usuários que tenham receio de quebras de materiais que estilhaçam. O baixo peso e a segurança também trazem vantagens para a movimentação das peças no ambiente.

As propriedades mecânicas das chapas acrílicas também facilitam o trabalho do fabricante de móveis, pois podem ser furadas, cortadas, dobradas e moldadas, com as mesmas ferramentas e máquinas utilizadas no trabalho da madeira e do metal, respeitando-se a utilização correta dos equipamentos.

cadeiras-acrilico-1
Chase Maria

Móveis corporativos em acrílico

Com o uso do acrílico, os escritórios também puderam sair da mesmice. Cadeiras, mesas e poltronas, além de uma diversidade de itens, dão mais leveza, além de uma identidade mais moderna e dinâmica aos ambientes coorporativos. 

Segurança

Uma das principais vantagens do uso do acrílico é a sua grande capacidade de oferecer resistência a impactos. Esta característica pode ser confirmada pelas normas técnicas da ABNT NBR-ISO 7823-1 e 7823-2, nos quais o acrílico atingiu nos testes de resistência ao impacto de 13 kJ/m² para chapas cast e 8 kJ/m² para chapas extrusadas (ISO 179).

cadeiras-acrilico-3
Conjunto Creato

Além disso, o produto suporta impactos e mesmo no caso se quebrar – algo muito difícil – ele não estilhaça, tornando-se o material ideal para uso em produtos que não devem oferecer riscos de segurança, como móveis infantis, por exemplo.

A facilidade de limpeza e a alta resistência mecânica são pontos de destaque que fazem com que o acrílico seja utilizado não só em móveis, como também em janelas de aviões, na indústria náutica, em comunicação visual e em iluminação.

Durabilidade e resistência ao sol

O acrílico tem elevada durabilidade ao tempo e resistência ao raios ultravioletas do sol. Os fabricantes de chapas acrílicas, associados ao Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (Indac), garantem até 10 anos sem amarelecimento em suas chapas cristais, além de assegurarem a solidez das cores quando os produtos são colocados em exposição constante aos raios solares.

O material consegue resistir a diversas adversidades climáticas como chuvas de granizo e ventos fortes, por exemplo.

Conjunto Fetiche

Cores, transparência e fantasia

Um dos grandes apelos do acrílico é a variedade de cores, que podem ser transparentes, translúcidas ou opacas. As chapas cristais podem apresentar até 92% de transparência e não é comprometida pela espessura.

O efeito fantasia nas chapas é outra possibilidade do acrílico, isto porque ele permite a inclusão de materiais em seu interior, tais como tecido, folhas secas ou lâminas de madeira, conferindo uma versatilidade que favorece à criatividade.

O acrílico pode ser utilizado sozinho nas cadeiras, como também em combinações que mesclam madeira, ferro, alumínio, entre outros.

cadeiras-acrilico-5
Cadeiras com encosto em acrílico Acidado

Limpeza e manutenção das cadeiras em acrílico

O acrílico apesar de ser resistente, apresenta baixa dureza superficial, ou seja, tem possibilidade de riscar. Como ele é um produto de alta durabilidade, com pequenos cuidados pode-se mantê-lo bonito por décadas.

Para limpar acrílico, utiliza-se somente água e sabão ou detergente neutro, aplicados com pano macio. Se o material apresentar riscos, encardidos e manchas superficiais, a remoção pode ser feita aplicando-se polidor doméstico para móveis ou metais, esfregando-se o produto sobre a área afetada e utilizando uma flanela seca e limpa, com intensidade suficiente até a remoção do defeito.

cadeiras-acrilico-6
Conjunto Saarinen

Não é recomendado o uso de álcool, solventes ou limpadores a base de álcool (como Veja) para limpar cadeiras de acrílico. Estes produtos podem provocar fissuras ou branqueamento definitivo e consequente redução de resinas nas chapas.

No caso de um dano ou risco mais profundo, recomenda-se levar a peça para uma empresa transformadora, associada ao Indac, que realizará um polimento em equipamento industrial.

Poltrona Aqua
Poltrona Aqua

Reciclagem

Como qualquer outro plástico, as cadeiras produzidas com chapas acrílicas podem ser 100% recicladas. Os produtos reciclados são destinados para aplicações que não necessitam de resistência mecânica, transparência ou que recebam raios solares, pois amarelam facilmente. Um importante reciclador de chapas acrílicas é a Sheet Cril, associada ao Indac.

Conjunto “Body to Body”

Empresas que produzem Cadeiras em Acrílico

Acrilopes
www.acrilopes.com.br

Acrinox
www.acrinox.com.br

Acriplanos
www.acriplanos.com.br

Art Cryl
www.artcryl.com.br

Brascril
www.brascril.com.br

Casa do Acrílico Campinas e Rio de Janeiro
www.casadoacrilico.com.br (RJ) e www.acrilico.com.br (SP)

Centauri
www.centauriacrilicos.com.br

Creatto
www.creattodesign.com.br

Diagonale
www.diagonale.com.br

Emporium do Acrílico
www.emporiumacrilicos.com.br

Infinni
infinnibrasil.com.br

PP Caponi
www.caponi.com.br

Rao Display
www.raodisplay.com.br

Santa Clara
www.acrilicossantaclara.com.br

Total Acrílicos
www.totalacrilicos.com.br

Tudo em Acrílico
www.tudoemacrilico.com

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Veja mais posts desta categoria