Equipamentos de Corte a laser e fresadoras CNCs mudam radicalmente a cara do setor do acrílico

Há décadas os transformadores de acrílico que trabalham tanto para comunicação visual, iluminação ou móveis, entre outros, desenvolviam produtos quase artesanalmente, principalmente no processo de usinagem das chapas. Com o advento das máquinas de corte a laser e fresadoras CNC (routers), muita coisa vem mudando rapidamente e a rentabilidade aumentou consideravelmente.

CNC Router Engraver cortando chapa acrílica
CNC Router Engraver cortando chapa acrílica.

“O investimento em uma máquina de corte a laser é essencial para desenvolver projetos diferenciados e alcançar diferentes mercados”, explica Sergio de Mello Fernandes Filho, da Creatto Design, de Franca / SP, cujos equipamentos tem capacidade para cortar chapas grossas com excelente acabamentos das bordas.
Existem mais de 1.000 máquinas para corte a laser para chapas acrílicas no mercado brasileiro e os associados do Indac – fornecedores de equipamentos – são responsáveis por trazer e desenvolver novas tecnologias para esse segmento. Com isso o Brasil segue no mesmo patamar das tendências mundiais de maquinário para corte e gravação a laser e “routers”, diz Jussara Kanaiama, diretora da Engraver – especializada em equipamentos de corte e gravação para chapas plásticas.

CNC Router Victor Ciola com novo sistema optico
CNC Router Victor Ciola com novo sistema optico

O sistema de fresadora CNC comumente conhecida como “Router” é um equipamento simples de operar, com uma boa relação de custo / beneficio. Este processo necessita de retrabalho de lixamento e polimento nas bordas para melhor apresentação das peças trabalhadas.
Este é um sistema que chegou ao Brasil apenas na década de 90, mas já na década de 2000 um empresário brasileiro decidiu produzi-las aqui: Vitor Ciola. Hoje a empresa brasileira que leva o mesmo nome do proprietário já produziu diversas linhas, cada vez mais modernas. Os últimos lançamentos são da linha “Sculpitor” que atende os mercados moveleiro, de comunicação visual e diversos outros segmentos.

Máquina de Corte a Laser da ECNC
Máquina de Corte a Laser da ECNC

Já o corte a laser é uma técnica amplamente usada na indústria, principalmente pela alta precisão, flexibilidade na manufatura, alta capacidade de produção com consequente redução de custos. Com um dispositivo laser é possível cortar chapas acrílicas de até 30 mm de espessura, devido a concentração de energia em um só ponto e à geração de energia a uma zona restrita da chapa, evitando deformações e alterações estruturais no material. Neste tipo de corte, as bordas não necessitam da operação de lixamento e polimento.
No Brasil, a Cutlite do Brasil, Inovus e-CNC e Solugrav são as outras empresas responsáveis por disseminar as novas técnicas e equipamentos.

Cortar acrílico com tecnologia a laser proporciona excelente acabamento e mais brilho nas peças. Além da qualidade do resultado final, o laser oferece uma enorme versatilidade em sua aplicação, maior aproveitamento das chapas e adequação de produção de grandes e pequenos volumes de corte ou gravação de peças acrílicas.

Pioneira na tecnologia ligada ao laser, a Cutlite do Brasil, empresa que faz parte do Grupo italiano El.En., conquistou o mercado no mundo todo por meio de suas inovações tecnológicas. Para o corte em acrílico são oferecidos mais de sete opções de maquinário, que tem como diferenciais os recursos óticos de transmissão do laser. Tais inovações eliminam os efeitos de divergência natural do raio laser e unem fatores essenciais para aumentar a qualidade do produto final.

Estande da Cutlite com Máquinas de Corte a Laser
Estande da Cutlite com Máquinas de Corte a Laser

Já o maquinário da Trotec é todo desenvolvido na Austria e representado no Brasil pela Solugrav, que também presta toda a assistência técnica e organiza cursos e palestras sobre as novidades que podem facilitar o trabalho do transformador. São mais de 8 tipos de equipamentos que atendem diferentes necessidades.

Veja um exemplo de boas práticas e uso de equipamento de corte a laser nesta cadeira produzida pela Creatto:

Cadeira produzida pela Creatto

Comentários

Veja mais posts desta categoria