Indac ressalta versatilidade do acrílico em projetos incríveis de decoração

Apesar de ser mais largamente usado pela indústria de comunicação visual, o acrílico tem se destacado em projetos de arquitetura e arte.

A arquiteta Fernanda Gabriela Leal, premiada pelo ambiente – Toalete Funcional Masculino – da Casa Cor Bahia 2018, se inspirou em fontes de pedras para dar mais liberdade ao ambiente de 26 m2. Assim, ao invés do habitual conjunto pias/espelho fixo à parede preferiu cubas soltas agrupadas a frente de um painel panorâmico de acrílico, que fez papel de janela e deu mais vida ao local.

O painel iluminado tem 1,5 por 2,0 m e é composto por uma chapa acrílica de 3 mm, com adesivo fotográfico reverso impresso, fixada em moldura de MDF. A iluminação embutida é feita por uma fita LED. O trabalho foi feito pela Acriplanos, empresa associada ao INDAC (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico). “Esse recurso pode ser muito explorado principalmente em ambientes corporativos ou que não tenham esquadrias para fachada, trazendo a paisagem natural para o ambiente, humanizando o espaço e o tornando mais aconchegante”, explica a arquiteta.

O ambiente contou também com três caixas expositoras totalmente translúcidas fixadas na parede do banheiro, além da borda da mesa de futebol de botão, feita com chapa acrílica de 10 mm de espessura. Trabalhos também realizados pela Acriplanos e pensados por Fernanda, que já conhece o material há bastante tempo, embora tenha sido a primeira vez que projetou algo em acrílico: “Conhecia em geral as peças prontas que encontramos no mercado, porém essa foi a primeira vez que desenhei e tive o prazer de ver a fabricação. O acrílico tem muita versatilidade, pode ser usado em diversos ambientes tanto residenciais como corporativos, agregando muito na decoração”.

Segundo ela, existe ainda um desafio no mercado que é o paradigma da utilização do acrílico apenas nas programações visuais, mas que deve ser quebrado. “Existe um mundo de possibilidades a ser criado com o material. A sua principal característica é justamente ser um termoplástico que permite moldar ideias variadas ao mesmo tempo em que é leve e altamente rígido. Em algumas situações, pode subsistir os espelhos de vidro, muito explorados na decoração”, diz.

Outro arquiteto que tem buscado utilizar o acrílico de forma inovadora é Carlos Rizzo. Fundador da Acrilaria, marca desejo de decoração exclusiva em acrílico, ele criou luminárias em que imagens de pontos históricos da cidade de São Paulo ganharam versões artísticas. Nesta versão (da foto), com 1 metro de comprimento e 33 cm de altura, a ilustração da Estação da Luz de São Paulo ganha mais cor com a luz que percorre o acrílico e ilumina detalhes da obra ressaltados por Rizzo. A empresa oferece outros dois tamanhos de painéis, além de uma versão 3D, entre as imagens disponíveis estão Conjunto Nacional e Catedral da Sé, também em São Paulo.

Rizzo conta que as luminárias em acrílico são mais leves, seguras, resistentes e bonitas. “A maneira como as cores e a luz reagem no acrílico são completamente diferentes das telas comuns. As cores ficam muito mais vivas, e quando a luz muda, tudo muda junto, de uma forma intensa, única”, ressalta.

Mas do que luminárias, a Acrilaria ainda conta com um vasto portfólio de produtos próprios para decoração, inclusive móveis, tudo concebido em acrílico.

Adega em Acrílico

Quando o assunto é decoração, duas adegas de acrílico também chamam atenção pela beleza e versatilidade. A primeira delas foi planejada pela arquiteta Luiza Garrastazu e executada pela Brascril em parceria com a Lacava Adegas Personalizadas. No projeto foram utilizados pinos torneados em chapas acrílicas cast de 15mm de espessura, encaixados em uma das duas paredes de MDF. Na outra, foram fixados encaixes para as garrafas feitos em placas de acrílico cristal de 12mm. A iluminação em LED ressalta ainda mais a beleza do conjunto.

Já a adega da designer Jaqueline Testa é toda feita em acrílico. Na sua composição a Brascril usou acrílico especial para iluminação. ”Trabalhamos com chapa de 15mm produzida pela Acrílicos São Marcos, também associado INDAC e nosso fornecedor de chapas especiais. A peça foi integralmente aquecida e curvada no formato total de 8 x 1,50 metro e dividida em quatro placas, que receberam furos equidistantes. O projeto ainda conta com iluminação em LED dimerizável e expertise “Bblock”, da  Lacava Adegas Personalizadas, que mantém a garrafa em posição adequada para a armazenagem do líquido”, explica Bárbara Lopes, da Brascril.

Quem também parece fascinado pela beleza e versatilidade do acrílico é o badalado florista internacional Jeff Leatham. Ele, que já assina há bastante tempo a decoração natalina do shopping JK Iguatemi, em São Paulo, sempre usa o acrílico em seus projetos. Neste ano, com obra inspirada no tema Candy, doce em inglês, não foi diferente. Assim, o acrílico espelhado deu vida a lindas árvores e bengalas natalinas. O trabalho foi executado pela Artcryl.

Comentários

Veja mais posts desta categoria