Retorna a Página Inicial

Envie um e-mail para o INDAC
 


Acesse a página do Facebook do INDAC Acesse o canal do INDAC no Youtube Acesse o Twitter do INDAC Veja as perguntas e respostas frequentes sobre o Acrílico
Home Aplicações do AcrílicoAcrílico na Construção CivilVantagens das Coberturas em Acrílico


Vantagens das Coberturas em Acrílico

Claridade, leveza, resistência ao impacto e às intempéries fazem das chapas acrílicas a escolha natural para aplicações na arquitetura, sendo utilizadas em uma variedade de aplicações na construção civil: de janelas e portas de proteção, instalações de iluminação às coberturas e domos.
As chapas acrílicas são estabilizadas contra raios UV e permitem isolamento da transmissão de luz, ideais para locais como pátios, salas, clarabóias, spas, solários, estufas de plantas, piscinas, guarda-corpos, divisórias de ambientes, etc.

Pare de utilizar em sua cobertura policarbonato ou outro plástico de propriedade inferior, tendo que substituí-los após poucos anos da instalação - faça com acrílico uma cobertura para não amarelar. Chapas acrílicas não amarelarão ou degradarão devido ao ataque dos raios ultravioleta e as empresas produtoras de chapas, filiadas ao Indac, darão 30 anos de garantia. O investimento em chapas acrílicas para coberturas significa ganho de produção e redução de cerca de 50% de energia elétrica, além da eliminação do custo e recobrir várias vezes a estrutura devido ao amarelamento.

Conheça aqui algumas vantagens em usar Coberturas em Acrílico:

Beleza

Disponibilidade

Segurança

Design customizado

Conforto

Durabilidade e resistência

Instalação

Estabilidade natural aos raios UV

O amarelamento das coberturas é causado pelo efeito dos raios ultravioleta do sol, no entanto, somente as chapas acrílicas possuem estabilidade natural contra UV. Policarbonato e outros plásticos necessitam de uma barreira ou coating para retardar o amarelamento, e mesmo assim necessitam de substituição freqüente, pois se tornam amarelas e bloqueiam a luz natural do sol. A barreira contra os raios UV, depositadas nas superfícies das chapas de policarbonato, é geralmente fina e muito propensa a falhar.

Somente as chapas acrílicas possuem inerente e completa estabilidade aos raios UV, caracterizando-se em reter alta transmissão de luz e claridade. As chapas acrílicas não requerem substituições devido ao amarelamento pelo prazo de pelo menos 30 anos.

Radiação ultravioleta

As chapas acrílicas cristais Cast e Extrusadas praticamente não possibilitam transmissão de luz com comprimento de onda abaixo de 345 nanômetros. Entre 345 a 395 nanômetros, a transmissão de luz varia de acordo com a espessura da chapa e finalmente ondas entre 395 a 1.000 nanômetros, transmitem 92% da luz em qualquer espessura de chapa.

As chapas acrílicas cristais “virgens”, ou seja, aquelas produzidas com 100% de puro MMA, possuem garantia dos fabricantes associados ao Indac de não apresentarem alterações na transmissão de luz maiores que 3% durante 10 anos de uso externo.

Os produtores de chapas acrílicas associados ao Indac também podem dispor, quando solicitado, de produtos com aditivação especial que absorvem aproximadamente 98% da luz UV.

Atóxico e com pouca fumaça

Na queima ou combustão, outros plásticos utilizados em cobertura produzem fumaça densa e/ou gases tóxicos que podem ser extremamente danosos às pessoas e ao meio ambiente. A deterioração de muitos plásticos pelos raios UV alteram suas característica de queima, e devido à estabilidade das chapas acrílicas ao UV, as características de queima não deterioram com o tempo. Quando expostas ao fogo, as chapas acrílicas queimam mais limpas e com menos fumaça, sem a liberação de gases tóxicos ou corrosivos.

Maior durabilidade na transmissão de luz

Por não amarelar, as chapas acrílicas que possuem aditivação especial contra raios UV, mantém alta transmissão de luz através de sua longa vida de uso. Enquanto os usuários de policarbonato experimentam redução da transmissão de luz, resultando em substituições em menos de dez anos, as chapas acrílicas mantém a transmissão de luz acima de 90% e a claridade por mais de 30 anos.

Não amarela

Policarbonato e outros plásticos ficam visivelmente amarelados com o tempo. Chapas acrílicas não. Mesmo depois de 30 anos, o índice de amarelecimento (YI) para chapas acrílicas revela-se o mais baixo dentre os plásticos.

Ambientalmente correto

As coberturas com chapas acrílicas são corretas ao meio ambiente pois colaboram com a redução de  emissões de poluentes, devido à economia de energia elétrica provocada pela sua elevada transmissão de luz. Também não se incorporam produtos químicos nocivos nas chapas, assim como não é emitido ruídos durante sua produção.

A garantia de 30 anos sem amarelamento significa menor numero de coberturas sendo descartadas devido às substituições e caso você queira substituir as chapas acrílicas da coberturas, elas podem ser recicladas e utilizadas posteriormente em produtos de consumo.

Precauções contra incêndios

Chapas e resinas acrílicas são termoplásticos combustíveis e por isto devem ser tomadas precauções para protegê-los de chamas e fontes de alto aquecimento. Normalmente, produtos acrílicos queimam rapidamente até o seu desaparecimento se o fogo não for extinto.

Assim, insistimos na adequada avaliação de uso destes materiais e recomendamos que os códigos de construção civil sejam seguidos, assegurando a aplicação correta do material.

As propriedades sobre flamabilidade de chapas acrílicas Cast e Extrusadas estão relacionadas abaixo:

Para saber mais sobre o assunto, acesse o manual: Coberturas de Domos com Chapas Acrílicas.


 

INDAC ® 2013

Conheça a Ágora Interativa