O Acrílico presente na Capital Federal do Brasil

Brasilia é uma cidade que encanta pela sua sempre aparência de modernidade, que se faz graças ás grandes obras de Oscar Niemeyer e ao genialismo urbanístico de Lucio Costa. E quando falamos de modernidade não poderiamos deixar de lembrar do acrílico, que colabora para que todas essas obras se tornem além de modernas e atuais, brilhantes.

Decoração superior da câmara mortuária do Memorial JK

O Memorial JK é um museu na cidade de Brasília projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.

acrilico-brasilia4

Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral de 4,50 metros de diâmetro, em acrílico, desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária A cripta do túmulo do ex-presidente inspira refletir sobre uma frase dele, registrada num dos painéis que adornam o escritório, no térreo: “Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhã”.

Memorial JK: Eixo Monumental Oeste, Brasília.
Site: www.memorialjk.com.br

Marianne Peretti (1927) é uma artista plástica francesa, nascida em Paris, de mãe francesa e pai pernambucano , que vive no Brasil desde 1953, quando se mudou para São Paulo. Conheceu o arquiteto Oscar Niemeyer quando em viagem à Europa, na época em que este estava exilado na França. A partir de então suas obras fizeram parte de diversas construções do arquiteto.

Púlpito do Santuário Dom Bosco

acrilico-brasilia2

O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais dessa cidade. Ocupa uma boa parte da Quadra 702 Sul, em posição bastante central no Plano-Piloto.

O Santuário Dom Bosco, uma homenagem ao padroeiro de Brasília, é uma verdadeira obra de luz, sendo que suas paredes são formadas por 80 colunas com mais de 15 metros, que se juntam no topo em arcos góticos, sendo que entre as estruturas, estão 2,2 mil m² de vitrais. A maior parte combina 12 tons de azul com pontilhado branco. O seu interior nos dá a sensação de que estamos sob um céu todo estrelado. Sua iluminação é o maior atrativo do Dom Bosco. A iluminação do local ajuda a valorizar os detalhes como o altar, onde também são destacadas as obras de Gianfrancesco Cerri e o púlpito em acrílico apoiado por dois anjos celestiais. Seu amplo espaço interior, de tonalidade azul, proporciona um clima constante de oração e reflexão.

acrilico-brasilia3

Santuário Dom Bosco: W3 Sul – Quadra 702, Brasília.
Site: www.santuariodombosco.org.br

 

Corrimão do Banco Central do Brasil

O Edificio do Banco Central do Brasil é muito conhecido pelos brasileiros pois se faz presente nos noticiários ilustrando as decisões que mudam a ecônomia do país. Mas um detalhe pouco conhecido, é o belo corrimão em acrílico que ajuda a manter o tom de modernidade dentro do Banco Central, como podemos ver na foto abaixo:

Veja Também

Empresas transformadoras de acrílico no DF:

Acrinox
www.acrinox.com.br – (61) 3202-7577 / 3354-7577

Laser & Sign
www.lasersign.com.br – (61) 3399.7458 / 3036.7194

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Veja mais posts desta categoria